Curso de Formação em Terra Vinyasa Flow com Mariana Müller

Curso Terra Vinyasa Flow

A proposta do meu diferencial na prática de yoga é uma espécie de “pós yoga” que assimila as influências da contemporaneidade. Nossos corpos estão se movimentando no mundo que está distorcendo suas funções naturais. É necessária uma Yoga que dê conta das vicissitudes do mundo atual. 

Esse curso de formação servirá tanto para aquele que já é professor de yoga e quer se aprimorar, quanto para a pessoa que nunca deu aulas. Bem-vindos também serão aqueles que fazem o curso sem nenhuma intenção de dar aulas.

ESPECIFICIDADES

DO CURSO

Espaço Meru

Curso de Formação:

Local: ESPAÇO MERU

Rua Rua Sales Júnior, 314

Alto da Lapa, São Paulo, SP.

Dias programados das aulas:

PARTE I - O CONHECIMENTO

De AGO/19 a DEZ/19

PARTE II - O DISCERNIMENTO

De FEV/20 a MAI/20

 Apesar de ter a característica do movimento fluido do Vinyasa, o Terra Vinyasa Flow vem de uma linhagem de professores (Annie Carpenter e Maty Ezraty) que dão grande ênfase e atenção ao alinhamento dos asanas e às transições de uma posição para outra.  
 
Esse trabalho de alinhamento busca uma forma inteligente, leve e eficiente, de acomodar corpos diferentes em uma só aula.  A prática é descontraída, porém firme em seu propósito. 


Para a compreensão dos princípios fundamentais de alinhamento valorizamos os estudos da anatomia do corpo humano de forma expositiva tanto quanto, ativamente participativa e dinâmica, com a prática de ideokinesis.  Esse conhecimento será extremamente útil para a construção de sequências dentro de uma aula. Teremos um módulo inteiro para nos debruçarmos sobre a questão de sequenciamento e possíveis motivadores durante a fase de planejamento de uma prática. 
 
O curso também dará ênfase na forma como a palavra é empregada, no que se refere à modulação da voz, quando as orientações são passadas aos alunos nas várias etapas de uma aula. Mais importância ainda é dada à forma como as orientações são comunicadas, para que todos entendam e possam executar os movimentos respeitando suas reais possibilidades.  Para isso, trabalharemos de modo a cultivar a consciência do conteúdo e da voz na missão de conduzir aulas de yoga asana.  
 
O objeto principal de estudo do curso é baseado na construção de asanas dentro do contexto da fluidez do Vinyasa, mas com o entendimento que isso servirá para dar corpo à filosofia milenar de onde se originou a prática.


Atenção especial será dada ao estudo de filosofia da Yoga através de leitura dos textos tradicionais como o Bhagavad Gita e os Sutras de Patanjali.  
 
O curso é reconhecido e registrado pelo Yoga Alliance com o selo de 200 RYT (Registered Yoga Teacher/200 hours).  Quem completar os 12 módulos, executar todos os trabalhos propostos e for aprovado na prova final, receberá o certificado do Yoga Alliance e será reconhecido como professor apto no Brasil e mundo afora. 

Clique aqui para baixar um PDF com as especificidades do curso.

SÃO PAULO, 2019/2020
Parte I: O Conhecimento

Módulo 1: Agosto, 03/04
Módulo 2: Agosto, 24/25
Módulo 3: Setembro, 14/15
Módulo 4: Outubro, 05/06
Módulo 5: Outubro, 26/27
Módulo 6: Novembro, 09/10
Módulo 7: Novembro, 30 e Dezembro, 01


Parte II: O Discernimento 

Módulo 8: Fevereiro, 08/09
Módulo 9: Março, 07/08
Módulo 10: Março, 28/29
Módulo 11: Abril, 25/26
Módulo 12: Maio, 23/24

“Minha amada Yoga teacher...
Tive o privilégio de conhecer a Mariana como aluna, nas minhas aulas de ballet clássico. Com um físico longilíneo, linhas de bailarina clássica e uma dedicação ímpar,
logo virei fã. Quando ela me fez o convite para ministrar aulas de anatomia em seu curso de formação para docentes em YOGA, questionei: “mas Mari, não sei nada sobre
Yoga!!!” Sem se importar com isso, seu convite seguiu firme na confiança do meu trabalho, e, ao aceitar, vi a quantidade de cuidados, organização, consistência,
competência e amor dedicados ao curso. Criei então, coragem para fazer minha primeira aula de Yoga. De professora e fã, me tornei aluna e admiradora! Que aula!!!!...
Quantos conhecimentos envolvidos: não só a filosofia (que sim, está impecavelmente permeada na estrutura da prática), mas seu respeito à cada aluno, à cada condição física, seu profundo e claro conhecimento de anatomia, as estratégias diferenciadas para direcionar o caminho  dos objetivos pessoais e mais: leveza, bom humor e
principalmente, EXEMPLO. É inspirador praticar com você, Mariana!
Namastê!”.”

 

Professora Dra. Andreja Picon